SEGUNDO CADENCIAL E SUA ANÁLISE

O segundo cadencial esta inserido em vários contextos na música. Essas estruturas harmônicas são sequências de progressões com acordes que direcionam para uma resolução e que são encontradas em diversos gêneros como Jazz, Bossa nova, Samba, Choro e tantos outros. Temos duas classificações de segundo cadencial, o primário que resolve para o primeiro grau e o secundário que resolve para os demais graus.

Utilizaremos como exemplo a tonalidade de Dó maior para exemplificarmos tanto para os acordes maiores como os menores existentes no referido campo harmônico, claro que o mesmo se aplica as demais tonalidades.

PARA ACORDE MAIORES

* Temos três acordes maiores em destaque no campo harmônico maior.

   I7M            IIm7      IIIm7     IV7M        V7         VIm7   VIIm7(b5)

C7M     –     Dm7  – Em7  – F7M   –  G7   –   Am7 –  Bm7(b5)

A partir de cada grau o seu segundo grau será menor acrescido do seu quinto grau. Veja os exemplos abaixo.

  • Dm7   –  G7   –  C7M

        IIm7    v7      I7M

  • Gm7   –  C7   –  F7M

        IIm7    v7      I7M

  • Am7   –  D7   –  G7

        IIm7    v7      I7M

Obs: algumas músicas apresentam esses acordes (segundo cadenciais) com outras notas acrescidas, principalmente no 5 grau, essas notas chamamos de consonância (notas da própria escala) e dissonâncias ou tensões que são advindas outras escalas para gerar mais sonoridade ao acorde.

PARA ACORDES MENORES

O segundo grau para todo acorde menor é seguido por uma formação meio diminuta ou m7(b5) como exemplo começaremos pelo acorde de Am (lá menor) e aplicaremos o mesmo processo aos demais acordes do campo harmônico. Temos três acordes menores (cor vermelha) no campo harmônico maior.

   I7M            IIm7      IIIm7     IV7M        V7         VIm7   VIIm7(b5)

C7M     –     Dm7  – Em7  – F7M   –  G7   –   Am7 –  Bm7(b5)

A partir de cada grau desse o seu segundo grau será m7(b5) acrescido do seu quinto grau com sétima menor advindo da escala menor harmônica que é a escala menor natural com a sétima maior, ou seja, pensando em Lá menor natural a nota sol será aumentada para sol sustenido.

  • Escala de Lá Menor natural:   A – B – C – D – E – F – G – A (Mesmos acorde da escala de Dó maior)
  • Escala de Lá Menor Harmônica:  A – B – C – D – E – F – G# – A

Veja os exemplos abaixo do segundo cadencial dos acordes menores.

  • Bm7(b5)   –  E7   –  Am7

          IIm7(b5)     v7      Im7

  • Em7(b5)   –  A7   –  Dm7

          IIm7(b5)     v7      Im7

  • F#m7(b5)   –  B7   –  Em7

           IIm7(b5)     v7       Im7

OBS: Estudar esse acordes e suas demais inversões por todo braço em diferentes tonalidade irá possibilitar maior ampliação harmônica e propor ao músico maior interação com sua perfomance durante a condução de uma música.

2 comentários sobre “SEGUNDO CADENCIAL E SUA ANÁLISE

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