POR QUE O MARKETING DIGITAL TRAZ RESULTADOS NA MÚSICA

Os avanços nas tecnologias digitais nas ultimas décadas do século XX, foram significativos para a disseminação do Marketing Digital. Esses avanços contribuíram diretamente nas mudanças de relações de consumo e a forma de apresentar conteúdos para um público mais abrangente em diversas áreas profissionais. Logo, esse processo foi catalisado com o surgimento e aperfeiçoamento da internet através, principalmente, das plataformas digitais como o Google e o Youtube que disponibilizaram novos formatos de pesquisar por temas que envolvem Texto, Música, Vídeo, Imagens, etc.

A relação de consumo dessas informações esta mais intensa em virtude do surgimento de vários aplicativos; exemplificando, cito as Redes Sócias que impulsionaram a sua massificação popular direcionada a uma interação de seus usuários e suas necessidades. Essa afirmativa é mencionada em uma publicação da Revista Crítica de Ciências Sociais sobre os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção, que expõe:

Estamos cada vez mais transferindo nossas atividades cotidianas para a rede. A internet se tornou espaço de compra, de comunicação, de trabalho e de sociabilidade. Encontramos amigos, fazemos pesquisas de preço, falamos sobre nosso cotidiano, comunicamos com outras pessoas, acessamos produtos culturais e pesquisamos sobre os mais variados assuntos. Nas redes sociais publicamos sobre nossas atividades e interesses, expomos nosso modo de vida, publicamos fotos pessoais, marcamos nossos amigos e lugares de interesse, etc. Estamos, extensiva e exaustivamente, transferindo nossa subjetividade para as redes eletrônicas”.

 

Para o Marketing Digital os resultados dessas transformações tem colaborado em diversos setores comerciais, pois é mais viável utilizar esses recursos para se apresentar algo de forma direta a um público com objetivo de se vender ou expandir suas marcas. Várias atividades profissionais vislumbram nesse atual mercado uma fonte de grandes possibilidades a ser exploradas, no entanto é preciso entender as maneiras de conduzir e se manter em um cenário digital tão volátil tendo cada vez mais pessoas com acesso à internet.

Abaixo segue um vídeo autorizado pelo Clemente Magalhães do canal corredor 5 e Fala Clê que explica um pouco mais sobre algumas dessas mudanças e as transformações do mercado da música em relação a idade do artista e a forma de lhe dá com o “sucesso”.

 

 

O MARKETING DIGITAL E OS RECURSOS DIGITAIS NA MÚSICA

As possibilidades advindas dos recursos digitais na produção musical favoreceu a ampliação mercadológica e a quebra de vários padrões no mercado da música que tempos anteriores eram direcionados as grandes gravadoras e emissoras de TV, no entanto, essas etapas produtivas estão mais acessíveis com o uso de plataformas como o youtube, spotify e as redes sociais. A REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS (Review of Business Management) em um artigo de autoria de João Paulo Capelli Martins e Luiz Antonio Slongo, faz o seguinte comentário:

“A convergência entre tecnologia, Internet e música resultou em grandes desafios para a indústria fonográfica mundial. Apesar do crescimento no volume de receitas de música digital, a indústria fonográfica vem diminuindo significativamente nos últimos anos. Para atrair novos clientes e competir com outras formas de aquisição de música na rede, as gravadoras e os provedores de serviços de música on-line precisam descobrir quem são e como se comportam seus clientes em potencial.”

 

Para o segmento de bandas autorais e músicos independentes, essas transformações de forma geral trouxeram benefícios significativos, principalmente na forma de conduzir suas marcas, além de se aproximarem ainda mais do seu público sem a intervenção de empresários. Dessa forma, o Mercado Musical passou literalmente a está atrelado aos Meios Digitais e ditando mudanças comportamentais, visuais, produção em maior escal, gerenciamentos e principalmente o auxilio do Marketing Digital como uma ferramenta importante para oferecer mais autonomia ao artista, sendo abordado na REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS:

O meio digital está transformando a maneira como as pessoas se conectam e se relacionam, modificando seus comportamentos e atitudes. Poucos hesitam afirmar que a revolução digital seja uma das influências mais significativas sobre o comportamento humano”.

 

 COMO USAR O MARKETING DIGITAL NA MÚSICA E QUAIS BENEFÍCIOS?

O Marketing Digital se beneficiou em muito aliando os meios digitais para vários dispositivos móveis como celulares (principalmente) tabletes e outros, além do aprimoramento da velocidade de acesso da internet com o uso da banda larga. Com essa difusão foi possível as redes sociais oferecerem aos seus usuários mais recursos de promoções e divulgação de seus produtos como shows, produções, aulas, cursos, reviews de produtos relacionados, acompanhar a rotina de uma celebridade ou até mesmo o surgimento de futuras personalidades. Os benefícios das redes sociais são importantes desde a época do Orkut em meados de 2000 como uma dessas plataformas que iniciaram essas exposições de informações, porém temos hoje o Facebook e Instagram como detentoras de um grande percentual desse nicho, sendo que outras vão surgindo rotineiramente como Titok, Twitter, Linkdin, Pinterest, Vstatus, sendo que, cada uma com as suas características de exposição de dados.

 

Nesse ambiente virtual há estratégias importantes para interagir e persuadir o consumo de informações. Dentre elas encontramos dois pilares que se destacam o Conteúdo de Qualidade a ser oferecido e o Tráfego (Orgânico ou Pago) de como esse conteúdo irá chegar aos usuários, ambos com o intuito de gerar autoridade, impulsionar e solidificar sua imagem para o público alvo, gerando assim mais retorno em prol do seu trabalho como músico, artista, professor, produtor e tantas outras atividades profissionais que a música proporciona.

 

Desde 2019, venho pesquisando sobre o marketing digital através de cursos e acompanhando os resultados de pessoas que tem relevância nesse segmento por ter a certeza que esse é um mercado em plena expansão. As demandas de benefícios surgem em função de saber como o seu uso pode oferecer essas possibilidades no mercado profissional, sendo assim, você já se perguntou se esta fazendo isso de forma consciente? Acha necessário entender alguns passos do marketing digital para estreitar o caminho? Será que seu nicho está apto a entender o seu produto? Como vimos são várias perguntas que dependendo da sua iniciativa podem gerar resultados positivos em curto, médio ou longo prazo. Finalizo o artigo com outro vídeo do Clemente Magalhães sobre a procrastinação e espero que assista até o final, pois o conteúdo abaixo é muito objetivo e motivacional.

 

Autorizado pelo Autor

 

Envie um email para receber arquivos

PDFs, PALYBACKs ou sugerir TEMAS para pesquisas

    Contatos sociais:

        

    22 comentários sobre “POR QUE O MARKETING DIGITAL TRAZ RESULTADOS NA MÚSICA

      1. I thank you for your attention and praise … thank you very much. If you want to follow me on my instagram (jamilson_denys) there are other more practical contents there.

      1. Thank you Leshia and I hope I can help, because sharing something is always important, thank you very much. If possible you can also follow me on instagram (jamilson_denys) always post something there too … thank you very much

      1. Thanks for the good writing. In fact, it was already fun having that. Averyl Milt Hege
        I am happy to help Averyl, thank you very much for caring, if possible follow me on instagram (jamilson_denys) I always put content there … thank you very much

      1. Thanks for your attention Kimberli and this motivates me even more to put content like this on my website … thank you very much, if possible follow me on my instagram (jamilson_denys) I always post more content there … thank you very much

      1. I’m very happy to have helped Gilli and that motivates me even more to put content like that, sorry for the delay. if possible follow me on instagram (jamilson_denys) there always post something more. Thank you so.

      1. Michelle, your comment makes me very happy, because it motivates me a lot more, because I love my profession, thank you very much and sorry for the delay

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *