ESTUDO DE INTERVALOS – FORMANDO TRÍADES E TÉTRADES

ESTUDO DE INTERVALOS

Os intervalos são peças chaves na criação e condução da música em diversos aspectos. Por exemplo, eles estão inseridos nos acordes, escalas, ritmos, melodias e tantos outros elementos, sendo assim, é o primeiro alicerce que irá gerar no músico um alto grau de consciência em suas diversas habilidades e o primeiro ponto importante desse processo metodológico. Abaixo seguirá uma tabela de identificação dos intervalos.

 

 Tabela de intervalos

Nota Distância Intervalos Simbologia
C – Db semitom 2ª menor 2m, b2, 2-
C – D 1 tom 2ª  maior 2M, 2, 2+
C – Eb 1 tom e meio 3ª menor 3m, b3, 3-
C – E 2 tons 3ª maior 3M, 3, 3+
C – Fb 2 tons entre 3 notas 4ª  Diminuta 4b
C – F 2 tons e meio 4ª  justa 4
C – F# 3 tons entre 5 notas 4ª  Aumentada 4#
C – Gb 3tons entre 5 notas 5ª Diminuta 5b
C – G 3 tons e meio 5ª justa 5
C – G# 4 tons entre 6 notas 5ª justa 5#
C – Ab 4 tons entre 6 notas 6ª menor 6m, b6, 6-
C – A 4 tons e meio 6ª maior 6M, 6, 6+
C – Bb 5 tons entre 7 notas 7ª menor 7m, b7, 7-
C – B 5 tons e meio 7ª maior 7M, 7+
C – C 6 tons 8ª  justa 8

Na música tem vários símbolos que desempenham funções importantes entre eles iremos destacar o bemol, sustenido, dobrado bemol, dobrado sustenido e bequadro, eles serão responsáveis por alterações intervalares importantes em diversas situações e classificações desses intervalos. Vamos conhecer cada um deles.

 

Bemol – abaixa a nota um meio tom

Sustenido – eleva a nota meio tom

Dobrado Bemol – abaixa a nota um tom

Dobrado sustenido – eleva a nota um tom

Bequadro – anula os efeitos de todos eles, deixando a nota em sua posição original.

Existem outras classificações de intervalos como: aumentados, diminutos, super aumentados e super diminutos que estão inseridos em alguns acordes e escalas. Para iniciarmos uma boa compreensão sobre o tema é preciso entender a base em relação aos primeiros acordes que aprendemos que são as Tríades e seus intervalos de acordo com as suas classificações. Vamos primeiramente saber o que são Tríades.

 

Tríades – Acorde composto por três sons conjuntos ou formado por uma fundamental mais sua terça e seu quinto grau. Por exemplo:

C – D – E – F – G – A – B – C (representação por cifra)

1 –  2 – 3  – 4 – 5  – 6 –  7 – 8  (referência de por grau)

 

Tomando como exemplo o acorde de C (dó maior) podemos interpretar outras definições e outras classificações das tríades.

  • Tríades maiores: F+3M+5j ou 3M+3m
  • Tríades menores: F+3m+5j ou 3m+3M
  • Tríades aumentadas: F+3M+5A ou 3M+3M
  • Tríades diminutas: F+3m+5dim ou 3m+3m

Formando os 4 modelos de tríades a partir de C (Dó):

 

C – D – E – F – G – A – B – C = Tríade de C Maior

1 – 2  – 3 –  4  – 5 – 6 – 7 –  8

 

C – D – Eb – F – G – A – B – C = Tríade de C menor

1 –  2  – 3  –  4  – 5 – 6 – 7 –  8

 

C – D – E – F – G# – A – B – C = Tríade de C Aumentado

1 –  2  – 3 –  4  – 5 –  6 – 7 –  8

 

C – D – Eb – F – Gb – A – B – C = Tríade de C diminuta

1 –  2  – 3  –  4  –  5  –  6 – 7 – 8

 

Esses acordes recebem o seu nome de acordo com o seu baixo (nota mais grave – nota 1 de acordo com o exemplo acima) as outras posições são classificadas como as suas inversões, ou seja, mudanças das notas graves entre o terceiro e quinto grau.

Posição Fundamental               1ª inversão                             2ª inversão

                   C                                        C/E                                        C/G

 

Outros modelos de acordes que temos são as Tétrades que são acordes com formação de quatros notas onde é acrescido o 7º grau.

C – D – E – F – G – A – B – C (representação por cifra)

1 –  2 – 3  – 4 – 5  – 6 – 7  – 8  (referência de por grau)

 

A partir desta configuração temos agora o acorde de C7M (dó com sétima maior), podemos também interpretar outras definições e outras classificações das tétrades.

  • Tétrades maiores: F+3M+5j+7M ou 3M+3m+3M
  • Tétrades menores: F+3m+5j+7m ou 3m+3M+3m
  • Tétrades dominantes: F+3M+5j+7m ou 3M+3m+3m
  • Tétrades meio – diminuta: F+3m+5dim+7m ou 3m+3m+3M
  • Tétrades diminutas: F+3m+5dim+7dim ou 3m+3m+3m
  • Tétrades maiores com 5 aumenta e 7 maior: F+3M+5aum+7M ou 3M+3M+3m
  • Tétrades menores com 7 maior: F+3m+5j+7M ou 3m+3M+3M
  • Tétrades menores com 6 maior: F+3m+5j+6M ou 3m+3M+2M

 

Formando os 8 modelos de tétrades a partir de C (Dó):

C – D – E – F – G – A – B – C = Tétrade de C sétima Maior

1 – 2  – 3 –  4  – 5 – 6 – 7 –  8

 

C – D – Eb – F – G – A – Bb – C = Tétrade de C Menor com sétima

1 –  2  – 3  –  4  – 5 – 6 –  7 –  8

 

C – D – E – F – G# – A – Bb – C = Tétrade de C com sétima (Dominante)

1 –  2  – 3 –  4  – 5 –  6 –  7 –  8

 

C – D – Eb – F – Gb – A – Bb – C = Tétrade de C meio Diminuta

1 –  2  – 3  –  4  –  5  –  6 –  7 –  8

 

C – D – Eb – F – Gb – A – Bbb – C = Tétrade de C Diminuta

1 –  2  – 3  –  4  –  5  –  6 –  7  –  8

 

C – D – E – F –  G# – A – B – C = Tétrade de C com 7 Maior e 5# (Aumentada)

1 –  2 – 3  – 4  –  5  –  6 –  7  –  8

 

C – D – Eb – F –  G – A – B – C = Tétrade de C Menor com 7 Maior

1 –  2  – 3  –  4  –  5 – 6 – 7 –  8

 

C – D – Eb – F –  G A – B – C = Tétrade de C Menor com 6 Maior

1 –  2  – 3  –  4 –  5 –  6 –  7 – 8

 

Seguindo o mesmo modelo das tríades com a demonstração no pentagrama para a exposição dos acordes em formato de tétrades e suas inversões.

  1. Fundamental             1ª Inversão                      2ªInversão                   3ª Inversão

 

               Cm7                       Cm7/Eb                           Cm7/G                          Cm7/Bb

 

  1. Fundamental             1ª Inversão                      2ªInversão                   3ª Inversão

 

              C7M                        C7M/E                             C7M/G                          C7M/B

Obs: Esse mesmo processo ocorrerá com as demais tétrades e com isso ampliar seu vocabulário harmônico.

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