O segundo cadencial esta inserido em vários contextos na música. Essas estruturas harmônicas são sequências de progressões com acordes que direcionam para uma resolução e que são encontradas em diversos gêneros como Jazz, Bossa nova, Samba, Choro e tantos outros. Temos duas classificações de segundo cadencial, o primário que resolve para o primeiro grau e o secundário que resolve para os demais graus.
Utilizaremos como exemplo a tonalidade de Dó maior para exemplificarmos tanto para os acordes maiores como os menores existentes no referido campo harmônico, claro que o mesmo se aplica as demais tonalidades.
PARA ACORDE MAIORES
* Temos três acordes maiores em destaque no campo harmônico maior.
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)
C7M – Dm7 – Em7 – F7M – G7 – Am7 – Bm7(b5)
A partir de cada grau o seu segundo grau será menor acrescido do seu quinto grau. Veja os exemplos abaixo.
- Dm7 – G7 – C7M
IIm7 v7 I7M
- Gm7 – C7 – F7M
IIm7 v7 I7M
- Am7 – D7 – G7
IIm7 v7 I7M
Obs: algumas músicas apresentam esses acordes (segundo cadenciais) com outras notas acrescidas, principalmente no 5 grau, essas notas chamamos de consonância (notas da própria escala) e dissonâncias ou tensões que são advindas outras escalas para gerar mais sonoridade ao acorde.
PARA ACORDES MENORES
O segundo grau para todo acorde menor é seguido por uma formação meio diminuta ou m7(b5) como exemplo começaremos pelo acorde de Am (lá menor) e aplicaremos o mesmo processo aos demais acordes do campo harmônico. Temos três acordes menores (cor vermelha) no campo harmônico maior.
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)
C7M – Dm7 – Em7 – F7M – G7 – Am7 – Bm7(b5)
A partir de cada grau desse o seu segundo grau será m7(b5) acrescido do seu quinto grau com sétima menor advindo da escala menor harmônica que é a escala menor natural com a sétima maior, ou seja, pensando em Lá menor natural a nota sol será aumentada para sol sustenido.
- Escala de Lá Menor natural: A – B – C – D – E – F – G – A (Mesmos acorde da escala de Dó maior)
- Escala de Lá Menor Harmônica: A – B – C – D – E – F – G# – A
Veja os exemplos abaixo do segundo cadencial dos acordes menores.
- Bm7(b5) – E7 – Am7
IIm7(b5) v7 Im7
- Em7(b5) – A7 – Dm7
IIm7(b5) v7 Im7
- F#m7(b5) – B7 – Em7
IIm7(b5) v7 Im7
OBS: Estudar esse acordes e suas demais inversões por todo braço em diferentes tonalidade irá possibilitar maior ampliação harmônica e propor ao músico maior interação com sua perfomance durante a condução de uma música.
2 comentários sobre “SEGUNDO CADENCIAL E SUA ANÁLISE”
Excelente conteúdo para estudar e entender as escalas e as tríades por todo o braço do violão.
obrigado meu irmão, a ideia é essa mesmo… ajudar…